Quem pretende viajar aos Estados Unidos ou fazer compras em dólar deve procurar as casas de câmbio ou bancos com os melhores custos para economizar.
É possível achar onde comprar dólar barato nas principais cidades do Brasil como: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Recife, Porto Alegre, Belém, Goiânia, Guarulhos, Campinas, São Luis, São Gonçalo, Maceió, Duque de Caxias, Natal, Campo Grande, Teresina, São Bernardo do Campo, Nova Iguaçu, João Pessoa, Santo André, Osasco e outras.
São tantas cotações que acabamos nos cunfundindo.
O dólar que vemos nos sites e televisão é o dólar comercial, usado para transações comerciais como compra de mercadorias ou movimentações financeiras de empresas no exterior.
Quando você vai comprar dólar para viajar, usa-se a cotação do dólar turismo. Ele sempre tem o valor mais alto que o dólar comercial.
O Banco Central disponibiliza uma ferramenta chamada Ranking do VET que mostra as casas de câmbio que possuem Valor Efetivo Total (VET) que te dá mais vantagens em dólares e em outras moedas.
O VET é uma taxa que inclui o custo da moeda estrangeira, tarifas, IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) da conversão.
Vale notar que os valores das instituições hoje podem ser diferentes dos do mês da pesquisa, logo o Ranking do VET deve ser usado apenas como referência inicial sobre as casas de câmbio mais baratas. Cheque os valores cobrados no dia da conversão.
Dessa forma você verá as instituições da mais barata para a mais cara.
Quando você compra dólar em espécie, possui a vantagem de pagar menos imposto (IOF), mas terá que andar com todo o dinheiro com você, podendo ser roubado ou perdê-lo.
O cartão pré-pago é uma opção aceita em milhões de estabelecimentos pelo mundo. É possível sacar dinheiro em caixas eletrônicos compatíveis. No entanto, para recarregar o cartão é mais caro do que comprar dólar em espécie, pois o IOF é maior.
Não troque no aeroporto. As cotações são quase sempre mais caras, além de uma taxa fixa independente do valor que você for trocar. Lá não existem muitas opções e as pessoas precisam trocar o dinheiro, então eles metem a mão.
Veja a cotação todos os dias e não troque tudo de uma vez. Sempre compre um pouco a cada dia que a cotação estiver boa. Você pode acabar comprando tudo quando a cotação supostamente estivesse boa e no dia seguinte o valor cair. Aproveite e acompanhe as cotações via Facebook e Twitter.
Evite levar real para trocar no seu país que for viajar. É preferível trocar no Brasil. Você provavelmente achará uma cotação melhor que no país de destino.
Acesse também o Dólar Hoje.