Como o Dólar Hoje Afeta a Economia Brasileira

O dólar é importante na economia mundial porque é a mais utilizada em transações globais, logo a cotação do dólar hoje, a taxa de câmbio, é divulgada todos os dias nos veículos de comunicação.

O Banco Central do Brasil pode influenciar na formação da taxa de câmbio através da compra e venda de dólares utilizando uma reserva de bilhões de dólares do governo. Se o dólar subir, o Banco Central pode vender os dólares no mercado para tentar baixá-lo. Também pode-se comprar dólares para valorizá-lo.

Como o tipo de mudança de dólar afeta brasileiros

Quando o dólar sobe, os produtos importados e viagens (olha o sonho de ir pra Disney indo embora) ficam mais caros rapidamente e os produtos nacionais passam a ter mais procura podem ficar mais caros a longo prazo. Isso ocorre porque podem ficar mais competitivos no exterior, mas têm que buscar mercado porque perderam quando o real estava valorizado.

Quando o dólar cai, os produtos importados ficam mais baratos, então a produção nacional pode sofrer uma queda. Essa competição pode levar a uma queda de preços dos produtos nacionais.

Como o dólar afeta as pessoas que compram com cartão de crédito no exterior

A subida do dólar aumenta ainda mais (olha o IOF, Imposto sobre Operações Financeiras, aí) os gastos no exterior. Não é indicado fazer gastos excessivos com cartão de crédito no exterior.

Como o dólar afeta a compra de produtos importados

Ela afeta principalmente a compra de carros e bebidas. Também afeta pães e biscoitos, pois grande parte da farinha de trigo usada no país é importada da Argentina e Estados Unidos.

Acesse também o Dólar Hoje.